Descubra agora como reduzir a inadimplência de clientes da sua empresa!

Primeiramente, você sabe o que é inadimplência?
Basicamente inadimplência é a falta de pagamento na data de vencimento, e. um dos grandes desafios como empreendedor é não possuir esse tipo de cliente.
Por isso, trouxemos 4 dicas para você reduzir clientes inadimplentes:
1-Organize os pagamentos
Uma régua de cobrança é interessante pois você consegue entender o fluxo e cada processo de pagamento que o cliente vai passar. Por isso tenha isso bem desenhado e determine o responsável pelo acompanhamento.
A régua de cobrança ajuda a prevenir possíveis inadimplências e também reforça que os que já estão nessa categoria, precisa efetuar o pagamento do que foi contratado. Por exemplo, o pagamento é feito em boleto?
Procure fazer contato 5 dias antes do vencimento, no dia, nos 5 dias depois (caso não tenha efetuado), e se continuar, mantenha em 10 e 15 dias depois. Seja por e-mail, sms, whatsapp e envie sempre os dados de boleto. Sempre de forma cordial e passe a lembrar seus clientes.
2-Faça um acompanhamento
Acompanhe com frequência os dados em geral, quais são os clientes inadimplentes, quais os motivos e falhas do processo de cobrança.
As inadimplências são de um mesmo serviço sempre? O segmento inadimplente é sempre o mesmo?
Aí você pode entender o que está ocorrendo e porque esse cliente não está pagando pelo serviço. Esse acompanhamento geralmente precisa ser feito por um time qualificado para isso, que conseguem ter um relatório e visão completa do que ocorre.
3-Tenha opções para fazer acordo
Em alguns casos, não é possível receber o valor de uma única vez e por isso é importante ter bem definido uma política de acordo com os clientes inadimplentes. Afinal, você não fica sem receber o valor devido e o cliente se compromete a realizar esse pagamento.
As vezes a concessão como retirar juros, ou, oferecer descontos pode ajudar a receber o valor devido pelo cliente. Porém, se atente muito, avalie antes de oferecer um desconto para que não incentive à uma nova inadimplência.
4-Busque uma assessoria de cobrança qualificada
A Quantti possui esse serviço de assessoria de cobrança e além de te ajudar a fazer a cobrança de forma assertiva aos clientes, também a diminui o risco de inadimplência cuidando de tudo pra você.
Delegue para quem entende do assunto e foque efetivamente no seu negócio!